15 perguntas e respostas de entrevistas por telefone

Como lidar com o stress no trabalho


Enquanto cada empregador tem um processo de contratação diferente, muitos usam entrevistas por telefone nos estágios iniciais. Entrevistas por telefone são frequentemente usadas por recrutadores para realizar uma triagem inicial para garantir que os candidatos que eles avançam para o gerente de contratação atendam aos requisitos mínimos. Alguns empregadores exigem apenas uma entrevista por telefone, mas outros podem solicitar dois ou três com diferentes membros de sua equipe, incluindo o gerente de contratação, antes de pedir uma entrevista pessoal.

Como você não pode confiar na linguagem corporal ao se comunicar com seu entrevistador por telefone, é importante ter cuidado com seu tom e linguagem para fornecer uma resposta clara e útil. Ao contrário das entrevistas pessoais, no entanto, você pode consultar as notas. Você pode considerar aproveitar essa oportunidade para planejar suas respostas para perguntas comuns sobre entrevistas por telefone. Se você anotar contornos ou notas, lembre-se de parecer natural ao invés de ler diretamente de uma página.
   
Neste artigo, vamos descrever as informações e exemplos de respostas para as perguntas mais freqüentes da entrevista por telefone para prepará-lo para sua próxima ligação com um empregador.
 

Preparando-se para uma entrevista por telefone

Geralmente, durante entrevistas por telefone, os empregadores buscam informações gerais e de alto nível sobre você e sua experiência para ver se devem avançar para a próxima etapa do processo de contratação. Você deve estar preparado para falar por que está procurando um emprego, por que está interessado nesse cargo e empresa específicos e em seu histórico.

Cada empregador tem um conjunto diferente de perguntas para entrevistas por telefone, mas há várias perguntas frequentes. Abaixo estão algumas perguntas e respostas do exemplo da entrevista por telefone que você pode usar como inspiração ao se preparar para a entrevista.
 

Perguntas da entrevista por telefone com respostas de exemplo

  1. Fale-me sobre você.
  2. Descreva-se.
  3. Por que você está se candidatando para esta posição?
  4. Por que você quer este trabalho?
  5. Diga-me o que você sabe sobre o papel.
  6. Porque voce quer trabalhar aqui?
  7. Por que você está procurando emprego?
  8. Pelo que você é apaixonado?
  9. Quais são as suas expectativas de salário?
  10. Pergunta de teste ou cenário
  11. Você está entrevistando com mais alguém?
  12. Quando você pode começar?
  13. Conte-me mais sobre ___ (item específico no currículo).
  14. Que tipo de estilo de gerenciamento você prefere?
  15. Você tem alguma pergunta?

1. Conte-me sobre você / Conte-me sobre seu passado.
Recrutadores e gerentes de contratação provavelmente começarão uma entrevista por telefone perguntando sobre seu histórico. Essa é uma maneira simples de aprender mais sobre você. Você deve usar esse tempo para explicar sua experiência relevante, o que está fazendo no momento e por que isso o qualifica. Embora você possa incluir alguns detalhes pessoais que permitam ao empregador compreender como você leva uma vida equilibrada, deve se concentrar nas qualificações e realizações profissionais.

Exemplo de resposta: “Como alguém com extensa experiência em educação, estou bem equipado para fornecer orientação aos alunos durante toda a sua carreira universitária. Minha paixão pela educação me deixa confiante em minha capacidade de desempenhar o papel de conselheiro acadêmico na (nome da empresa). Atualmente trabalho como consultor acadêmico na (nome da empresa atual), onde apoio vários funcionários e sou designado para acompamha diretamente 1.000 desses funcionários por ano. Minhas responsabilidades incluem fazer os cronogramas a cada semestre, abordando as preocupações dos funcionários e reunindo-se com eles para discutir e avaliar programas e outras preocupações da empresa. Antes disso, estudei trabalhei no setor administrativo da empresa (nome da empresa). É por isso que estou muito animado(a) em conversar com você sobre minha oportunidade na (nome da empresa). ”

2. Descreva-se.

Essa pergunta é semelhante a “fale-me sobre você”, mas, em vez de se concentrar em sua experiência e posições anteriormente mantidas, você pode falar sobre as habilidades e qualidades que fazem de você uma ótima opção para o trabalho. Os empregadores estão procurando o que você considera ser seus pontos fortes que são relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando. Como você se descreve

Exemplo de resposta: “Sou voltado para os resultados, verificando constantemente com o objetivo de determinar o quão próximo ou distante estamos e o que será necessário para que isso aconteça. Acho esta pressão inspiradora e um grande motivador para o resto da equipe. Na verdade, ao longo do ano passado, consegui ajudar minha equipe a reduzir o tempo médio de lançamento de produtos no mercado em duas semanas ”.

Para obter mais informações sobre como responder a essa pergunta, visite a pergunta da entrevista: “Como você descreveria a si mesmo?” (Com exemplos).

3. Por que você está se candidatando para esta posição?

Outra pergunta comum, “Por que você está se candidatando a este cargo?” Ou “E esse emprego lhe interessa?” Diz aos empregadores se você é ou não sério e tem interesse genuíno em buscar o cargo. Para responder a essa pergunta, use os detalhes listados na descrição do trabalho que você deseja aplicar. Isso pode ser deveres listados na descrição do trabalho, detalhes sobre a empresa ou algo sobre o trabalho que se alinha com seus objetivos de carreira.

Exemplo de resposta: “Estou trabalhando há vários anos na obtenção de habilidades em seu setor. Sinto que tenho o conhecimento, as habilidades e as qualificações que você procura, além de uma perspectiva única proveniente de um setor diferente. Eu sou apaixonado por trabalhar no espaço de proteção ambiental, e é hora de eu fazer uma mudança. Eu sinto que sua companhia é o lugar perfeito para eu fazer isso.

4. Por que você quer este trabalho?

Os recrutadores podem fazer essa pergunta durante uma entrevista por telefone para entender mais sobre sua situação atual de trabalho. Ao explicar por que você quer o emprego, lembre-se de manter-se positivo em relação ao seu atual empregador se tiver um emprego no momento.

Exemplo de resposta: “Percebi que as partes dos meus cargos anteriores que mais gostavam eram aquelas que estavam alinhadas com o que está listado na descrição do cargo, como a escrita criativa e a construção de relacionamentos com as partes interessadas. Embora eu seja grata pelo meu tempo na minha empresa atual, sinto que é hora de assumir um papel mais adequado aos meus talentos, onde posso continuar a crescer como profissional de RP ”.

5. Diga-me o que você sabe sobre o papel.

Os empregadores podem fazer essa pergunta para obter uma linha de partida sobre o quanto precisam informar sobre o básico da posição para a qual você está se candidatando. Também pode dizer-lhes se você tomou o tempo necessário para ler atentamente a descrição do cargo e a pesquisa, tanto quanto possível antes

Exemplo de resposta: “A partir da descrição do trabalho, entendo que você está procurando um contador para fornecer suporte às atividades financeiras do departamento, principalmente relacionadas a contas a pagar e suprimento. Também entendo que você precisa de treinamento em conformidade com a HIPAA, para o qual eu sou certificado. Parece que muitas das tarefas diárias incluem a criação de fornecedores de processamento, periódicos, solicitações de cheques, transferências eletrônicas e faturas para pagamentos. Você pode me dizer mais sobre por que essa posição é aberta e o que a equipe precisa? ”

6. Por que você quer trabalhar aqui?

Seu entrevistador por telefone pode perguntar por que você quer trabalhar na empresa para ter uma ideia se você pesquisou ou não a empresa, o que a motiva e se seus valores se alinham aos da empresa. Para responder a essa pergunta, pesquise a empresa visitando a página da empresa, o site e os últimos comunicados à imprensa ou notícias. Selecione alguns itens importantes da sua pesquisa que se alinham com a empresa. Por exemplo, você pode se inspirar em sua missão, interessado em seu produto ou empolgado com seu crescimento no setor.

Exemplo de resposta: “Depois de construir minha carreira gerenciando a equipe de hospitalidade, meu objetivo final é trabalhar para um hotel que não apenas valorize o crescimento e a conquista de seus funcionários, mas também mantenha uma experiência excelente e acessível para seus hóspedes. Eu li seu comunicado de imprensa recente sobre a implementação de um programa de recompensas verdadeiramente inovador para convidados em todos os níveis, mesmo aqueles que visitam pela primeira vez. Sua empresa continua a dar prioridade a serviços e experiências de qualidade, e eu estou procurando uma carreira trabalhando para esse tipo de missão. ”

Para obter mais informações sobre como responder a essa pergunta, consulte a pergunta da entrevista: “Por que você quer trabalhar aqui?”

7. Por que você está procurando emprego?

Os empregadores podem fazer esta pergunta durante sua entrevista por telefone para ver se há alguma sinalização vermelha sobre sua situação de emprego. Se você está empregado atualmente, mas está procurando novos empregos, simplesmente explique o porquê. Você deve fazer com que sua resposta seja focada em sua carreira, em vez de motivos pessoais ou pequenas preferências, como horas ou tempo de deslocamento. Por exemplo, você pode estar procurando novos empregos porque há poucas oportunidades de crescimento ou movimento em sua função atual.

Se você foi dispensado por algum motivo, explique de maneira positiva que você e seu empregador decidiram que seria melhor para você encontrar uma oportunidade de adaptação melhor. Você deve abordar as maneiras como usa seu tempo para melhorar suas habilidades e estilos de trabalho.

Exemplo de resposta: “Estou procurando oportunidades para iniciar minha carreira como coordenador de projetos. Trabalhar como assistente executivo me deu uma experiência abundante no gerenciamento e organização de horários, por isso estou pronto para dar o próximo passo na minha carreira. Sinto-me especialmente qualificado para esta posição em particular porque trabalhei no setor de varejo em minhas duas últimas funções administrativas. Estou mais do que pronta para começar minha carreira de coordenação de projetos e ficaria animada para que isso acontecesse com sua empresa. ”

8. O que você está apaixonada?

Compreender o que você é apaixonado ou o que motiva você pode ajudar os empregadores a decidir se você pode ser um bom ajuste para o cargo. Se você é apaixonado por ajudar as pessoas, por exemplo, e está entrevistando para um papel amplamente independente, com pouca interação com os outros, a posição pode não ser uma boa opção para você. Para responder a essa pergunta, pense em maneiras amplas de motivar você tanto dentro quanto fora do trabalho. Considere como suas paixões podem se alinhar com o papel.

Exemplo de resposta: "Sou motivado todos os dias pela capacidade de criar experiências bonitas e inovadoras para usuários em todo o mundo. Há muita informação digital útil e valiosa na web. Projetar isso de uma maneira que seja fácil para as pessoas consumirem me faz sentir como se eu estivesse realmente fazendo a diferença para as pessoas acessarem o que é que as ajuda a viver de acordo com seu verdadeiro potencial. Mesmo que seja apenas um pouco.

Para obter mais informações sobre como responder a essa pergunta, consulte a pergunta da entrevista: “O que você está apaixonada?”
 

9. Quais são as suas expectativas salariais?

Os recrutadores podem fazer essa pergunta no início do processo de contratação, como durante uma entrevista por telefone, para ver se o salário que você espera se alinha com o que eles orçaram para a função. Também pode ajudá-los a entender se você está acima ou talvez esteja qualificado para o cargo. Para responder a essa pergunta, é melhor fornecer um intervalo para mostrar que você é flexível, mas também que espera ganhar uma certa quantia.

Certifique-se de que você está confortável em fazer o menor número em seu intervalo, porque o recrutador provavelmente tentará começar com o menor número possível. Negociar seu salário é uma parte normal e aceitável do processo de contratação que virá mais tarde assim que você receber uma oferta. Para o propósito de sua entrevista por telefone, eles provavelmente dirão se essa posição será ou não aceitável para o intervalo que você recebe. Para obter uma estimativa aproximada do que eles podem oferecer, você pode analisar os dados salariais de Salários em Certos.

Exemplo de resposta: “Para essa posição, meu salário ideal cairia na faixa de 5.000 a 10.000. Eu sinto que este é um valor apropriado para o meu nível de experiência nesta posição. ”

Para obter mais informações sobre como responder a essa pergunta, consulte a pergunta da entrevista: “Quais são suas expectativas quanto aos salários?”

10. Teste ou questão do cenário.

Durante uma entrevista por telefone, você pode ser solicitado a realizar um teste simples ou responder a um cenário de algum tipo. Eles podem estar procurando por algo em sua resposta como seu processo de pensamento, capacidade de ser criativo ou pensar sob pressão. Embora possa parecer estranho ficar em silêncio ao telefone, é aceitável pedir um momento para pensar na sua resposta.

Durante esse período, considere com calma as etapas que você tomaria para responder ao teste. Tente evitar levar mais de 30 segundos para responder. Você também pode tentar fazer perguntas de esclarecimento para entender melhor o que eles estão procurando. Anote a pergunta para se certificar de que você aborda cada parte.

Exemplo de resposta: o empregador explica que gostaria que você fornecesse ideias para o marketing de um evento local com um orçamento apertado e com quais empresas poderiam fazer parceria. Para esse cenário, você pode explicar que o marketing de base é acessível e eficaz com eventos locais. Você investiria em esforços estratégicos de boca em boca e em uma campanha de mídia social em estilo teaser ousada. Você fornece exemplos de várias empresas locais com a mesma missão ou setor semelhante para fazer parceria para ajudar a divulgar.

11. Você está entrevistando outras empresas?

Você pode ser solicitado a explicar onde você está no processo de contratação com outras empresas em uma entrevista por telefone. Isso pode ser útil para os recrutadores entenderem a rapidez com que devem levá-lo ao longo do processo. Se você já está entrevistando para outros cargos, por exemplo, você pode ser um candidato de alto risco do que aqueles que simplesmente estão na fase de busca. Para responder a essa pergunta, seja honesto sobre sua situação atual, mas não sinta a necessidade de entrar em detalhes.

Exemplo de resposta: "Embora eu acredite que esse papel seja a melhor opção para o que estou procurando, estou em discussão com outros três empregadores".

12. Quando você pode começar?

Uma informação essencial que os empregadores podem precisar é quando você poderá começar uma nova função. Eles podem estar olhando para preencher a posição rapidamente, por isso, se você não pode começar por mais um mês ou dois, eles podem precisar procurar por outros candidatos. Tire um tempo antes de sua entrevista para considerar cuidadosamente a data mais próxima que você será capaz de iniciar. Revise os termos da sua função atual para garantir que você possa sair depois das duas semanas padrão. Se você está desempregado, provavelmente será capaz de responder com "o mais rápido possível".

Exemplo de resposta: “Depois de receber uma oferta, posso começar duas semanas depois para dar tempo para que minha função atual seja preenchida.”

13. Conte-me mais sobre ___ (item específico no currículo).

Recrutadores ou gerente de contratação podem perguntar sobre um item específico em seu currículo para obter mais detalhes sobre sua experiência. Por exemplo, eles podem pedir que você fale mais sobre suas conquistas ou responsabilidades em seu último emprego. Certifique-se de rever cuidadosamente o seu currículo antes da entrevista por telefone - pode ser útil ter uma cópia digital ou em papel à sua frente para se referir. Você também pode escrever notas em seu currículo para destacar as experiências, a educação e as habilidades que o tornam especialmente qualificado para o cargo.

Exemplo de resposta: “Obrigado por perguntar sobre o meu tempo na Crane & Jenkins. Estive na empresa por cinco anos, onde gerenciei uma equipe de cinco profissionais de TI para manter, consertar e melhorar os sistemas de nossa empresa. Desenvolvi métodos de solução de problemas de rede que reduziram o tempo de inatividade e reduziram os custos de reparo e trabalharam de perto com os gerentes departamentais para determinar as necessidades de manutenção e crescimento da rede. Eu sinto que meu tempo fazendo melhorias inovadoras seria particularmente útil nessa função, à medida que você procura candidatos com experiência acelerando processos. ”

14. Que tipo de estilo de gestão você prefere?

Os empregadores podem perguntar sobre o seu estilo de gerenciamento ideal para ver se você se encaixaria bem ou não com o supervisor que irá administrá-lo. Por exemplo, se você preferir trabalhar com um gerente colaborador e confiante que crie um ambiente de trabalho calmo e criativo, talvez não funcione bem com estilos de liderança mais agressivos e rápidos.

Exemplo de resposta: “Embora seja flexível ao trabalhar com muitos tipos diferentes de personalidade, descobri que o estilo de gerenciamento em que mais me preocupo é a confiança e o envolvimento. Embora eu não goste de me sentir gerenciado, desfruto muito de um tempo de qualidade regularmente para trocar idéias sobre os projetos em que estou trabalhando e como posso melhorar minha função. ”

15. Você tem alguma dúvida?

É importante que, quando lhe for dada a oportunidade, você faça ao menos algumas perguntas atenciosas ao entrevistador por telefone. Isso mostra que você está envolvido, ouvindo ativamente e genuinamente interessado na oportunidade.

Pesquisar a empresa é uma maneira fácil de entender a história, a missão e os valores da empresa. Um ótimo lugar para começar é navegando no site da empresa. Você também pode pesquisar na internet por artigos de notícias recentes. Use as informações que você encontra para ajudar a moldar suas perguntas. Sua iniciativa será bem recebida porque irá comprovar que você tirou tomou tempo a fim de conhecer mais sobre a empresa em que deseja trabalhar.

Leia também:
Como Solicitar uma Referência

Pergunta de entrevista: Como você se descreveria a si mesmo?

 

Curta Nosso Facebook