8 perguntas de entrevistas que você não precisa responder

Como Responder a Pergunta da Entrevista: Fale sobre você

Todos que passaram por um processo de entrevista está familiarizado com a rotina - um potencial empregador convida-nos e faz perguntas para aprender o máximo possível sobre nossas habilidades e o potencial de adaptação. Parece bastante simples. Mas o que acontece se o entrevistador fizer uma pergunta ilegal? Isso acontece muito frequentemente. Algumas dessas perguntas são tão comuns e podem ocorrer de forma tão natural em conversas regulares, que você pode não saber que elas são antiéticas.

Veja alguns exemplos de perguntas comuns sobre entrevistas que os empregadores não devem ou não deveriam fazer:

 

Quantos anos você tem?
Está certo. Uma pergunta aparentemente inocente é, de fato, antiético perguntar. Eles podem perguntar se você tem idade legal para trabalhar em certos setores ou se é maior de idade para servir bebidas alcoólicas, mas algo mais está infringindo seus direitos. Além disso, atente para perguntas alternativas que podem ser uma tentativa de inferir sua idade. Por exemplo, em que ano você se formou? Embora uma pergunta como essa não seja expressamente ilegal, responda apenas se você estiver confortável e sentir que não é uma tentativa de discriminação por idade.

Você tem filhos? Se não, você tem planos para?
Alguns empregadores sentem que os pais são menos propensos a trabalhar horas extras e mais propensos a tirar folga para seus filhos. Esses empregadores querem saber se você vale seu investimento financeiro, deduzindo quantas horas você consegue trabalhar. No entanto, eles não estão autorizados a tomar decisões de contratação com base nesse fato e você não é obrigado a responder se for solicitado.

Você já foi preso?
Isso pode ser complicado. Entrevistadores não estão autorizados a perguntar sobre o seu registro de prisão. A menos que você tenha sido condenado por um crime, você é considerado inocente de qualquer ofensa e você não é obrigado a responder a esta questão. No entanto, um entrevistador pode legalmente perguntar se você foi condenado por um crime e, se o fizer, deverá fornecer uma resposta.

Qual é a sua orientação sexual?
Uma pergunta realmente fora de propósito em uma entrevista de emprego, uma vez que não influenciam se você é ou não capaz de realizar os deveres do trabalho. Isso cria a oportunidade para discriminação, e se qualquer empregador fizer essa pergunta, eles estão claramente impedidos.

Que religião você pratica?
Como a orientação sexual, a religião que você pratica não tem importância se você é capaz de completar as tarefas necessárias. Eles podem estar perguntando quais feriados você celebra e determinar em quais dias você precisará, mas há maneiras melhores de pedir e horários mais apropriados para coordenar.

Qual é seu estado civil?
Embora essa questão pareça bastante simples, respondê-la pode revelar mais informações do que você imagina. Semelhante a perguntar sobre seus planos para crianças, esta é uma tentativa de determinar sua disponibilidade para trabalho extra e mais horas. Você pode responder se você se sentir confortável, mas se você acha que eles podem discriminar sua situação, você não está obrigado a fazê-lo.

Você tem alguma deficiência física ou deficiência?
Os empregadores não estão autorizados a perguntar sobre sua saúde ou deficiência. Eles podem perguntar se você pode concluir tarefas relacionadas ao trabalho, por exemplo, se conseguir levantar grandes quantidades de peso ou se conseguir ficar de pé por horas a fio. Mas questões gerais sobre saúde em geral podem levar à discriminação baseada em incapacidades, e isso começa a se infiltrar em território ilegal.

Você fuma ou bebe socialmente?
Esta questão é uma tentativa de obter informações sobre sua confiabilidade com base em quaisquer vícios atuais ou escolhas de estilo de vida. Perguntas amplas como essa são ilegais. Responda com cuidado e se você se sentir confortável o suficiente para fazê-lo.

 Em suma…

Se um entrevistador estiver fazendo alguma das perguntas acima, você tem o direito de negar a divulgação de informações. Uma maneira excelente de adiar questões ilegais é avaliar quais informações o entrevistador está procurando e direcionar a conversa para suas habilidades empregáveis ​​relacionadas. Se eles são um empregador de qualidade, eles devem aceitar sua resposta sem quaisquer dificuldades. Se eles continuarem a pressionar você por informações, realmente pense se esse é o tipo de empregador com o qual você quer trabalhar.

Continue Lendo:

Tudo o que você precisa saber sobre a etiqueta em entrevistas de empregos
Como devo criar meu currículo?

Curta Nosso Facebook