Como devo criar meu currículo?

Como Responder a Pergunta da Entrevista: "Tell Me About Yourself"

 

Levante sua mão se sua coisa favorita para fazer em uma tarde de domingo é aperfeiçoar as margens de seu currículo no Word. Ninguém? Não é suspresa. Não seria legal se você pudesse colocar seus dados em um modelo de currículo já pronto?
É por isso quee existem os modelos de currículos. O problema é que muitos crêem que utilizar um modelo de currículo, embora prático, pode fazer com que seu currículo seja por sistema e recrutadores e sistemas de rastreamento de candidatos. O ideal seria o uso de currículos personalizados, ao invés de usar usar modelos. Usar modelos poderá fazer com que você não seja notado.

Quais são as possíveis desvantagens de usar modelos de currículo?
Modelos de currículo existem para tornar sua vida mais fácil. A maioria dos processadores de texto, incluindo Microsoft Word, Google Docs e Apple Pages, oferece modelos de currículos gratuitos, permitindo que você crie um currículo com pouco ou nenhum esforço. Então, por que isso seria ruim?

A questão é que os currículos são, por definição, documentos padronizados. Eles são projetados para comunicar as informações profissionais de um candidato da forma mais rápida e simples possível. E os modelos de currículos são perfeitos para organizar suas informações e torná-las atraentes.

O bom é que existem tantos modelos de currículos disponíveis on-line que você não precisará dispensar o uso destes modelos do Microsoft Word que muitos outros possuem. Tenha um tempo a fim de fazer uma pesquisa e você irá encontrar algum modelo que poderá lhe agradar e ajudar a organizar suas experiências.

Como você escolhe o melhor modelo de currículo para você?

Quando você pesuisa por modelos de currículos para download on-line, você irá encontrar centenas de opções diferentes. Para facilitar as coisas, comece se perguntando sobre as seguintes questões:

Quem é meu público?
A empresa tem uma presença ou cultura única?
O trabalho exige habilidades que um modelo de currículo pode refletir?
O que eu quero que o modelo diga sobre mim?
Eu quero que reflita minha personalidade?
Como faço para encontrar um equilíbrio entre o meu público e personalidade?

Conhecer as respostas a essas perguntas é fundamental, tanto para escolher um modelo quanto para adaptar seu currículo a ofertas de emprego e empresas. Por exemplo, digamos que você esteja se inscrevendo em uma corporação maior e mais tradicional. Você pode querer ir com algo que evite gráficos e cores chamativas para apresentar informações de uma forma mais conservadora. Isso é especialmente verdadeiro se a empresa usa um ATS (Applicant Tracking System), que geralmente não lê informações dentro dos gráficos. Então, se você usar um gráfico para ilustrar suas habilidades, há uma boa chance de o software não reconhecer essas habilidades.

Ddigamos ainda que o mesmo cargo exige que você seja criativo e corajoso. Você pode, nesse caso, querer adicionar um pouco de cor. Cabe a você encontrar um modelo de currículo profissional apropriado ao tipo de cargo que se propões preencher.

Não queremos lhe assustar, contanto que você seja atencioso com sua escolha, um simples modelo de currículo não irá prejudicar suas chances de conseguir uma entrevista. Por fim, este ponto é mais sobre a qualidade do conteúdo e não sobre a embalagem irá convencer o recrutador a lhe dar uma oportunidade de entrevista. Fugir um poco do banal e arriscar de vez em quendo, é interessante para poder se destacar da multidão, tornar-se visível.

Aqui estão alguns modelos de currpiculo de amostra:

O modelo tradicional de currículo

A escolha de um modelo de currículo tradicional é uma boa ideia para pessoas que estão se candidatando a empregos mais tradicionais ou corporativos. O efeito é limpo e direto ao ponto, profissional. Não possui cores e quase nenhum elemento de design. Veja abaixo um exemplo:

Modelo de Currículo Tradicional

O modelo moderno de currículo

Um modelo de currículo moderno foge um pouco do currículo tradicional. O exemplo abaixo é um modelo de currículo moderno com um toque de cor e alguns gráficos interessantes. O conteúdo permanece exibido em um formato cronológico reverso mais tradicional.

O objetivo de usar um modelo de currículo criativo é mostrar algumas de suas habilidades mais criativas. Os modelos de currículos criativos podem incluir elementos como infográficos, gráficos, designs, gráficos ou cores.

Embora essa possa ser a melhor abordagem para sua personalidade e seu conjunto de habilidades, lembre-se de sempre considerar o público. Esse tipo de modelo, por exemplo, será melhor nos campos criativos. Se você não está em um campo criativo, mas ainda gostaria de seguir essa abordagem, tente limitar o uso de gráficos, pois isso pode dificultar a passagem do seu currículo pelo software ATS. Veja abaixo:

Modelo de Currículo Moderno

O modelo de currículo feio

Existem obviamente feios modelos de currículos - aqueles que usam Comic Sans como fonte ou têm gatinhos usando gravatas neles sem nenhuma razão aparente. Pode haver valor em seguir essa abordagem (ninguém nunca dirá que você não se destacou), mas, em geral, os negativos superam os positivos.

Uma maneira de evitar que seu currículo fique feio é garantir que você não esteja comprimindo suas informações na página (como no exemplo abaixo). Use uma fonte de continuação de 10 a 12 pontos e certifique-se de equilibrar o texto com espaço em branco suficiente para dar ao seu currículo uma aparência clara.

Modelo de Currículo Feio

Um resumo de infográfico de rosa quente com fonte Vivaldi pode parecer uma boa escolha no momento, mas não é. Escolha cores neutras, fontes legíveis e layouts limpos e considere adequar a apresentação de suas informações à estética e à cultura da empresa à qual você está se inscrevendo.

Se você decidir usar um modelo, poderá poupar muito tempo e esforço. E você pode acabar com um currículo impressionante, fácil de ler e atraente para os gerentes de contratação. Tudo o que você precisa fazer é refletir seriamente sobre o que você está escolhendo e pronto. Veja aqui para experimentar alguns modelos de currículos para vários gostos e perfis.

E se você acha isso desanimador, lembre-se, o conteúdo ainda é rei. Então, todos os conselhos sobre como escrever um currículo ainda estão de pé. Você precisa de uma abertura matadora - um resumo de currículo ou um objetivo de currículo que diga ao gerente de contratação que você é a pessoa que eles querem imediatamente. Você precisará adaptar seu currículo à descrição do cargo adicionando palavras-chave e habilidades da oferta. Você vai querer adicionar suas conquistas à sua seção de experiência e torná-las quantificáveis. Dessa forma, o gerente de contratação sabe o que parece quando você agrega valor a uma empresa.

Um modelo de currículo elegante é semelhante a uma boa embalagem, pois deve ser atraente e convidativo. Mas se seu conteúdo estiver faltando, ter um currículo atraente não vai fazer muito por você.

Leia agora: Exemplos de emails de acompanhamento para depois da entrevista de emprego

Curta Nosso Facebook