Como Solicitar uma Referência

Soicitar uma Referencia

Em algum momento em que você busca emprego, irão lhe solicitar referências. Você será levado a fornecer referências ao preencher formulário de emprego ou mais tarde durante a fase de entrevistas.

Os empregadores irão usar essas referências - bem como nas verificações profissionais de antecedentes - para conferir as informações que você passou em seu currículo ou durante as entrevistas. Por isso, você deverá incluir referências confiáveis ​​que possam falar muito a respeito de você. E você deve avisar estas pessoas que você está se candidatando a um determinado cargo e que elas poderão ser contactadas a respeito de você. Neste artigo mostraremos a você como escolher referências e como pedir a alguém para ser uma referência com exemplos.

Como pedir a alguém para ser uma referência
Escolha as pessoas certas.
Notifique suas referências com antecedência.
Peça gentilmente e esteja ciente de como você está sendo recebido.
Acompanhamento, tanto antes como depois.
 

Escolha as pessoas certas

Faça uma lista de pessoas que poderiam ser possíveis referências. Estes podem incluir supervisores diretos de empregos ou estágios, colegas de trabalho que entenderam o valor de suas realizações ou pessoas que você supervisionou. Se você não tem muita experiência de trabalho, também pode considerar pessoas que você conhece de atividades voluntárias, professores ou professores.

Em geral, quanto mais recentemente você trabalhou com uma referência potencial, melhor. Mas você pode fazer exceções para os indivíduos empregados na empresa para a qual você está se candidatando, membros da comunidade muito respeitados ou um supervisor em que trabalhou em um trabalho anterior que respeitou especialmente seu trabalho.

Comece sua lista inicial com todos que você pode imaginar e, em seguida, reduza-a com base nas suas prioridades, na natureza do relacionamento e na posição para a qual você está se candidatando. Normalmente, as empresas pedem não mais do que três referências, mas é uma boa ideia ter quatro ou até cinco, caso uma delas se torne indisponível.
 

Notifique suas referências com antecedência

A pessoa que lhe fornecer uma referência pode precisar escrever uma carta, preencher um questionário ou falar com alguém de recursos humanos ao telefone. Fornecer esse favor não é uma tarefa pequena. Dê a sua referência potencial tempo suficiente para considerar o pedido e agradeça-o pelo tempo e pelos esforços.
 

Peça gentilmente e saiba como você está sendo recebido

Se já faz algum tempo desde que você se comunicou com uma possível referência, conecte os pontos entre o passado e o presente: com o que você trabalhou juntos e onde você está em sua carreira atual. Fornecer seu currículo é uma maneira fácil de fazer isso. Sempre dê a sua referência potencial uma opção para recusar. Se eles demonstrarem alguma hesitação, retornem com elegância do convite e abaixem sua lista para a próxima opção. É melhor preservar o relacionamento a longo prazo.
 

Acompanhamento, antes e depois

Depois de fornecer sua lista de referências ao seu possível empregador, envie um e-mail de acompanhamento rápido para que cada referência saiba qual empresa estará ligando e, se você souber os detalhes, quais informações a empresa solicitará. Então, se você for contratado para a vaga, reserve um momento para comemorar enviando um e-mail às suas referências para informar que você aceitou uma vaga e que é grato por sua ajuda em seu nome.

Veja um exemplo de email sobre como atualizar suas referências:

Linha de assunto: solicitação de referência - atualização

Caro [nome da referência],

Obrigado novamente por ser uma referência para mim. Gostaria de informar que concluí as entrevistas para o [cargo em que você entrevistou] e a empresa XYZ pode entrar em contato com você em breve. Deixe-me saber se há alguma informação adicional que eu possa fornecer a você.

Obrigado!
[Seu nome]

E como agradecer-lhes:

Assunto: Pedido de referência - obrigado!

Caro [nome da referência],

Acabei de aceitar o cargo [de emprego que você entrevistou para] na empresa XYZ. Muito obrigado por tudo o que você fez em meu nome. Eu sinceramente agradeço.

Obrigado novamente,
[Seu nome]

Esses contatos provavelmente serão importantes em toda a sua carreira. Ao expressar sua gratidão, você terá mais chances de se beneficiar do relacionamento nos próximos anos.
 

Como pedir para alguém ser sua referência


Às vezes, um telefonema ou uma reunião em pessoa é uma boa ideia para solicitar uma referência pessoal, mas você também pode começar com um e-mail. Veja abaixo um exemplo de modelo de e-mail que você pode adaptar facilmente, dependendo da posição para a qual está se candidatando e do relacionamento que você tem com sua referência em potencial:

Linha de assunto: solicitação de referência

Caro [nome da referência potencial],

No momento, estou procurando emprego como um [título do trabalho para o qual você está se candidatando] e espero que você forneça uma referência para mim. Tendo trabalhado com você por vários anos na empresa ABC, acredito que você possa fornecer aos empregadores potenciais informações específicas sobre minhas habilidades, o que melhorará minhas chances de conseguir o emprego.

Envio anexo meu currículo atual. Por favor, deixe-me saber se você precisa de alguma informação adicional para atuar como uma referência em meu nome. Muito obrigado por considerar o meu pedido.

Obrigado novamente,
[Seu nome]
P: 555-555-5555
E: seuemaill@email.com

Leia agora: Exemplos de Mensagens para Acompanhamento após Entrevistas

Curta Nosso Facebook