Respondendo a Pergunta: "Como você descreveria a si mesmo?"

Como lidar com o stress no trabalho


Como responder: "Como você se descreveria?"

Para ajudá-lo a escolher uma boa forma de se descrever em uma entrevista, veja algusns exemplos hipotéticos a seguir:

  1. Sou apaixonada pelo meu trabalho.
  2. Eu sou ambicioso e motivado.
  3. Eu sou altamente organizado.
  4. Sou uma pessoa de pessoas.
  5. Eu sou um líder natural.
  6. Eu sou orientado para resultados.
  7. Eu sou um excelente comunicador.

Sou apaixonada pelo meu trabalho.

Todo empregador procura contratar pessoas que gostam de seu trabalho, mas a palavra “paixão” evoca sentimentos de dedicação e lealdade. Quando alguém é apaixonado pelo trabalho que está fazendo, está naturalmente comprometido com a qualidade e resultados positivos.

Exemplo: “Sou apaixonado pelo meu trabalho. Porque eu amo o que faço, eu tenho uma fonte constante de motivação que me leva a fazer o meu melhor. No meu último emprego, essa paixão me levou a me desafiar diariamente e a aprender novas habilidades que me ajudaram a fazer um trabalho melhor. Por exemplo, eu aprendi como usar o Photoshop para melhorar a qualidade de nossas fotos e gráficos. Logo me tornei a pessoa responsável por qualquer necessidade de design. ”

Eu sou ambicioso e motivado.

Ambição e motivação são duas qualidades que são essenciais para o sucesso e crescimento em muitos trabalhos. Quando um empregador contrata um candidato ambicioso, pode ter certeza de que esse novo contratado buscará constantemente maneiras de melhorar a si mesmo e manter os olhos fixos no próximo objetivo.

Exemplo: “Sou ambicioso e motivado. Eu prospero no desafio e constantemente estabeleço metas para mim, então eu tenho algo em que lutar. Não me sinto à vontade para me estabelecer e estou sempre à procura de uma oportunidade para melhorar e alcançar a grandeza. No meu papel anterior, fui promovido três vezes em menos de dois anos ”.

Relacionado: Pergunta de entrevistas: Quais são seus objetivos futuros?

Eu sou altamente organizado.

Um candidato organizado é um candidato orientado para detalhes e alguém em quem um empregador pode confiar para cumprir os prazos. Essa qualidade é especialmente importante em cargos administrativos, gerenciamento de projetos e outras funções que exigem aderência ao processo e à qualidade.

Exemplo: “Sou altamente organizado. Eu sempre faço anotações e uso uma série de ferramentas para me ajudar a cumprir os prazos. Eu gosto de manter um espaço de trabalho limpo e criar um método de arquivamento lógico para que eu possa sempre encontrar o que preciso. Acho que isso aumenta a eficiência e ajuda o resto da equipe a se manter no caminho certo também. Na minha última função, criei um novo processo de arquivamento que aumentou a eficiência departamental em 25% ”.

Relacionado: Entrevista Pergunta: “Como você lida com o estresse?”  

Sou uma pessoa muito sociável.

Algumas pessoas são naturalmente extrovertidas, conversadoras e rapidamente encontram maneiras de se sentirem em casa em grupos de completos estranhos. Esse atributo é especialmente útil para profissionais em atendimento ao cliente e posições de vendas.

Exemplo: "Adoro conhecer novas pessoas e aprender sobre suas vidas e seus antecedentes. Quase sempre consigo encontrar um terreno comum com estranhos e gosto de fazer com que as pessoas se sintam à vontade em minha presença. Acho que essa habilidade é especialmente útil ao iniciar projetos com novos clientes. No meu trabalho anterior, as pontuações de satisfação do cliente dos meus clientes eram 15% acima da média da empresa. ”

Eu sou um líder natural.

Embora você possa ensinar habilidades de gerenciamento de pessoas, algumas pessoas naturalmente assumem o papel de líder em contextos de grupo. Os empregadores geralmente buscam líderes naturais para posições de liderança e não liderança porque eles dão um bom exemplo e podem aumentar o moral da equipe.

Exemplo: "Sou um líder natural. Fui promovido a um cargo de liderança em quase todos os trabalhos porque gosto de ajudar as pessoas. Acho que colegas de trabalho costumam vir até mim com perguntas ou preocupações, mesmo quando eu não estou em um papel de liderança, porque, se eu não souber a resposta, vou pelo menos direcioná-los para a direção certa. Nas minhas duas últimas funções, fui promovido a cargos de liderança após menos de um ano na empresa. ”

Relacionado: Habilidades de Liderança: Definições e Exemplos

Eu sou orientado para resultados.

Um candidato orientado para resultados é alguém que mantém o objetivo final em mente e sabe quais recursos serão necessários para chegar lá. Os empregadores sabem quando contratar alguém que é orientado para resultados, eles farão o que for preciso para fazer o trabalho.

Exemplo: “Eu sou voltado para resultados, constantemente checando com o objetivo de determinar quão perto ou quão longe estamos e o que será necessário para que isso aconteça. Acho esta pressão inspiradora e um grande motivador para o resto da equipe. Na verdade, ao longo do ano passado, consegui ajudar minha equipe a reduzir o tempo médio de lançamento de produtos no mercado em duas semanas ”.

Eu sou um excelente comunicador.

Habilidades de comunicação eficazes são necessárias para o sucesso contínuo em quase todas as posições e setores, mas nem sempre são naturais para todos. Quando um candidato consegue se comunicar bem, ele ajuda a garantir que as mensagens não sejam confusas internamente ou ao fornecer informações a um cliente.

Exemplo: “Eu sou um excelente comunicador. Eu me orgulho de garantir que as pessoas tenham as informações certas, porque elas geram melhores resultados. A maioria dos problemas de negócios vem de uma comunicação deficiente, por isso, sinto a responsabilidade de manter todos na mesma página. Essas habilidades ajudaram a aumentar minha taxa de retenção de clientes em mais de 40% em um ano e ajudaram a equipe a entregar 100% de nossos projetos no prazo original. ”

Estes são apenas alguns exemplos de como responder à pergunta: "Como você descreveria a si mesmo?", Mas há muitas outras qualidades que você poderia compartilhar. Reserve um tempo para analisar a descrição do trabalho e procure semelhanças entre o que é necessário e suas forças naturais. Uma boa preparação pora uma entrevista é de suma importância, a fim de você não seja pego de surpresa e, devido ao normal nervosismo deste momento possa fazer você perder o foco.
 

Lista de palavras para descrever a si mesmo.

Aqui estão vários exemplos de palavras que você pode usar para descrever a si mesmo em uma entrevista, discurso do elevador ou resumo do currículo. Palavras para descrever seu estilo de trabalho:

Analítico, Calculado, Comprometido, Consciente, Dedicado, Diligente, Disciplinado, Ansioso, Acionado, Empreendedor, Focado, Trabalha duro, Industrioso, Iniciador, Perspicaz
Inventivo, Persistente, Persuasivo, Proativo, Confiável, Engenhoso, Hábil, Persistente, Completo.

Palavras para descrever sua personalidade:

Aventureiro, Equilibrado, Corajoso, Criativo, Curioso, Dirigido, Energético, Entusiasmado, Metódico, Atento, Ordenadamente, Organizado, Perceptivo, Positivo, Gosta de Arrriscar
Experiente, Auto-consciente.

Palavras para descrever como você trabalha com os outros:

Atento, Colaborativo, Compassivo, Cooperativo, Diplomático, Direto, Empático, Flexível, Útil, Paciente, Respeitoso, Responsivo, Sincero, De suporte, Tolerante. Procure entender o significado das palavras que você talvez não conheça.

Pedir a amigos, familiares ou colegas pode ser uma maneira útil de aprender quais palavras os outros usariam para descrevê-lo. Descrever a si mesmo nem sempre é fácil, mas você pode se surpreender com a rapidez com que aqueles que o conhecem podem resumir seus melhores atributos. Ao compartilhar atributos positivos específicos e relacioná-los com o modo como você os usará para ajudar a empresa, você ajudará o entrevistador a entender por que você é o melhor candidato para o cargo.

Leia também:
Como Solicitar uma Referência
15 perguntas e respostas de entrevistas de emprego - com exemplos
Como devo criar meu currículo
Como posso solicitar uma referência?

Curta Nosso Facebook