Pergunta da entrevista: "Como você lida com o estresse?"

Como lidar com o stress no trabalho

Se você já teve um emprego ou se é novo no mercado de trabalho, provavelmente conhece os sentimentos de estresse no trabalho. Empregadores em potencial podem, às vezes, perguntar sobre o estresse em uma entrevista de emprego, e uma maneira comum de formular essa pergunta é: “Como você lida com o estresse?”. Quando fazem essa pergunta, os entrevistadores procuram informações sobre como você reagirá em momentos estressantes e como sua reação pode afetar seus colegas de equipe e a empresa como um todo.

Para se preparar para essa pergunta, pense em como você lidou com experiências de trabalho estressantes no passado. Em seguida, pense em como esses momentos podem ter ajudado você a entender melhor seus pontos fortes e fracos. Aqui estão algumas dicas úteis para guiar sua resposta:
 

Por que os empregadores perguntam como você lida com o estresse?

Os entrevistadores querem fazer o melhor contrato para cada função. Se eles sabem que um determinado papel às vezes envolve situações estressantes, eles podem querer verificar se um candidato pode reagir a esse ambiente de uma maneira construtiva e não destrutiva. Os empregadores podem não querer contratar candidatos que:

Externamente expressar estresse sob a forma de raiva ou tristeza
Reagem ao estresse de maneira perturbadora
Permitir que o estresse impeça ou prejudique a qualidade do trabalho
Torne-se sobrecarregado ou desligado devido ao estresse
Colocar-se e / ou outros em situações desnecessárias e estressantes (como resultado da procrastinação ou pouca atenção aos detalhes, por exemplo)

Por outro lado, os funcionários que entendem sua reação ao estresse são uma vantagem para os gerentes de contratação. Eles irão apreciar um candidato que:

  • É motivado por uma pressão saudável e usa-o para produzir um trabalho eficiente e de qualidade
  • Evita estresse planejando com antecedência e priorizando o trabalho
  • Mantém linhas abertas de comunicação transparente e construtiva com gerentes e colegas
  • Tem limites saudáveis
  • Toma nota de seus estressores e tendências reativas para trabalhar em áreas de melhoria

Tópico Relacionado:: Como fazer uma ótima primeira impressão


Como responder a perguntas da entrevista sobre o estresse?

Ao começar a preparar sua resposta para essa pergunta, pense em um momento em que você sentiu estresse no ambiente de trabalho. Considere as perguntas a seguir para ajudá-lo a planejar uma resposta positiva, focada no entrevistador, que mostre que você pensou em seu relacionamento com o estresse:

  • Quais foram as causas da situação estressante?
  • Se você contribuiu para criar uma situação estressante, o que você poderia ter feito diferente para evitar isso?
  • Como foi sua reação?
  • Como você reduziu ou mitigou o estresse?
    Se você pudesse reagir a essa situação novamente, o que você teria feito diferente?
  • De que forma o estresse ajudou ou prejudicou seu trabalho?
  • Das situações de trabalho estressantes que você pode lembrar, concentre-se nas histórias e exemplos onde você pode identificar um momento de crescimento pessoal. Isso ajudará qualquer empregador em potencial a entender como transformar o estresse em algo positivo - especialmente se você der exemplos onde o estresse realmente ajudou seu trabalho de alguma forma.

Aqui estão alguns exemplos de uma boa resposta a esta questão, para referência:

“O planejamento é uma ferramenta importante para lidar com o estresse para mim. Elaborar planos detalhados para projetos e até mesmo o meu trabalho diário me ajuda a superar situações estressantes. Quando o estresse inevitavelmente surge, o planejamento me ajuda a lidar com a situação, um passo de cada vez, para priorizar o que precisa ser feito de maneira eficiente para mim e para meus colegas. De fato, alguns dos meus melhores trabalhos na simplificação de processos vieram de uma situação estressante. Consegui criar fluxos de trabalho mais simples e eficientes, com menos espaço para erros. ”

“O estresse pode ser um grande motivador para mim. Uma boa quantidade de pressão me ajuda a produzir um trabalho eficiente e de qualidade, dando-me uma imagem do que meus colegas precisam de mim e de quando. Eu experimentei situações estressantes que uniram minha equipe e vi alguns de nossos melhores trabalhos advirem da pressão. ”
“Para mim, a comunicação é fundamental em situações estressantes, mesmo se houver excesso de comunicação, para garantir que todos estejam na mesma página. Por exemplo, eu estava trabalhando em um projeto com outra equipe e descobrimos que havia muito trabalho duplicado sendo feito. Ao agendar uma apresentação semanal e manter linhas abertas de comunicação honesta com nossas equipes e gerentes, impulsionamos o projeto e acabamos agilizando bastante a meta da empresa ”.

O que evitar quando você responde a perguntas sobre estresse?

Há algumas coisas que você deve evitar se essa pergunta surgir na sua próxima entrevista.


Por exemplo:

Evite dizer que você não sente estresse. Embora possa parecer atraente posicionar-se como alguém que está sempre calmo, o entrevistador claramente quer saber sobre suas reações ao estresse. Evitar uma resposta substantiva ou fazer-se parecer resistente ao estresse pode parecer irrealista ou desconcertante.

Se você fornecer um exemplo, tente não se concentrar nas emoções da situação. Dê uma visão geral de alto nível da situação, explique como você lidou com isso e como isso beneficiará sua equipe e a empresa.

Além disso, escolha um exemplo que não tenha sido causado por você ou que pudesse ter sido facilmente evitado - por exemplo, você gostaria de evitar dizer: "Eu estava em uma situação estressante porque esqueci uma tarefa com uma data estrita de conclusão ..." .

 

Curta Nosso Facebook