Como Responder a Pergunta da Entrevista: "Fale-nos sobre você"

Como falar sobre você em uma entrevista

  • Conecte os pontos fortes pessoais aos exemplos de apoio.
  • Concentre-se nos detalhes e nos resultados que você pode quantificar.
  • Evite resumir o seu currículo palavra por palavra.
  • Mencione experiências passadas e sucessos comprovados.
  • Alinhar suas responsabilidades de trabalho atuais para o papel.
  • Evite mencionar informações pessoais relacionadas ao seu estado civil, filhos, opiniões políticas ou religiosas.
  • Destaque sua personalidade
  • Evite entrar em conversas mais profundas sobre o papel e a empresa.
  • Conecte suas habilidades à descrição do trabalho.
  • Mencione brevemente hobbies, desenvolvimento intelectual e envolvimento da comunidade.

Perguntas abertas como "Conte-me sobre você mesmo" são feitas com frequência no início de entrevistas presenciais ou em vídeo para iniciar a conversa. Outros exemplos incluem “Ande comigo em seu currículo”, “Diga-me algo sobre você que não está no seu currículo” e “Como você descreveria a si mesmo?” É natural ser questionado por esse tipo de pergunta: eles são ambíguos e podem ser difícil identificar o que o entrevistador realmente quer saber. Mas há uma oportunidade para você nessa ambiguidade - seu entrevistador está permitindo que você escolha como responder.

Neste artigo, você encontrará dicas sobre o que evitar em sua resposta, como estruturar sua resposta e como começar. Além disso, no final do nosso artigo, você encontrará uma resposta detalhada da amostra "Conte-me sobre você mesmo".
 
Criar um currículo na verdade

Como começar: Brainstorming da pergunta de entrevista "Fale-me sobre você"

Às vezes, mesmo sabendo que você deve evitar o endereçamento de informações pessoais e que sua resposta a “Fale sobre você mesmo” ou perguntas abertas semelhantes precisam ser cuidadosamente planejadas - pode ser difícil começar. Para mantê-lo no caminho certo, aqui estão algumas perguntas a serem feitas enquanto você discute formas de responder e estruturar sua resposta:

Quais qualidades o tornam uma ótima escolha para esse posto?

Pense no que faz você se destacar como candidato a emprego para essa função. Talvez sejam seus anos de experiência ou alguma especialização, treinamento ou habilidades técnicas altamente desejadas. Revise atentamente a descrição do trabalho e observe maneiras de exceder os requisitos.

Por que você está interessado no cargo?

Pense no motivo pelo qual essa posição o entusiasma, como ela se encaixa em suas metas de carreira maiores e por que você sente que é o melhor escolha.

Por que você está interessado na empresa ou na indústria?

Depois de ter passado algum tempo pesquisando a empresa e o setor, você deve ter um melhor senso da missão, das metas e das tendências que afetam o setor. Estes alinham-se com os objetivos profissionais que você definiu para si mesmo? O que você gosta e respeita na empresa como um todo? O que te excita sobre o futuro da indústria? Ao começar a construir sua história, junte as semelhanças entre seus objetivos profissionais, a visão futura da empresa e as tendências do setor que você considera especialmente importantes.

Com tudo isso em mente, pergunte a si mesmo: Qual é uma característica ou característica positiva que tive por um longo tempo e que me ajudará nesse papel? Por exemplo, os amigos ou colegas descreveram você como especialmente organizado? Curioso? Empreendedor? Generoso? Pense em como você pensou em si mesmo ou em como os outros o viram. Então, pense nos exemplos recentes de sua vida quando incorporou essa característica.

Como responder a pergunta da entrevista: "Fale-me sobre você"

Como você responde à pergunta "Conte-me sobre você mesmo" pode definir o tom para o resto da entrevista. Em geral, quando você pratica sua resposta, você quer contar uma ótima história sobre si mesmo que você pode compartilhar em não mais do que dois minutos. Em sua resposta, faça o seguinte:

Mencione experiências passadas e sucessos comprovados relacionados à posição. Comece relendo a descrição do trabalho. Anote as habilidades necessárias que você possui e identifique as histórias recentes que as demonstram (revise o método STAR para praticar contar ótimas histórias em suas entrevistas). Idealmente, você deve se basear principalmente na experiência profissional recente; no entanto, o trabalho voluntário também pode apoiar sua narrativa enquanto demonstra um compromisso com sua comunidade.

Pense em como seu trabalho atual está relacionado ao trabalho para o qual você está se inscrevendo. É um papel mais antigo? Se sim, explique como você está assumindo mais responsabilidades em sua posição atual. Se você estiver fazendo uma transição lateral para um papel com diferentes habilidades, descreva como suas habilidades atuais se traduzem na nova posição.

 

Leia agora: Tudo o que você precisa saber sobre a etiqueta em entrevistas de empregos

Curta Nosso Facebook