O que levar a uma entrevista de emprego

Você está concorrendo a um cargo e recebeu o retorno de chamada. Isso quer dizer que é em breve sua entrevista será agendada. Neste momento você pode se congratular, pois foi preciso muito trabalho e persistência para chegar até este estágio. Depois de preparar e escolher que roupa você vai usar, o passo seguinte é garantir que você esteja trazendo os itens corretos.

Aqui está uma lista do que levar para uma entrevista:

1. Cópias do seu currículo

Traga pelo menos 5 cópias de seu currículo. Coloque-os em uma pasta separada para que eles não se amassem ou se enruguem e sejam fáceis de acessar.

2. Caneta e papel

Anote as perguntas que seus entrevistadores fazem ou assuntos que você consirar interessante. Você pode usar essas anotações para acompanhar mais tarde em um e-mail de agradecimento.

3. Perguntas pré-escritas para seus entrevistadores

Quando você estiver colocando as cópias de currículo e o papel em branco em sua pasta ou fólio, adicione pelo menos duas ou três perguntas pré-escritas para ter em mãos. É bom anotá-las antes do tempo, caso a sua mente fique de repente em branco quando você fizer a pergunta: "Você tem alguma pergunta?"

4. Uma lista de referências

Seus entrevistadores não podem pedir uma lista de referências, mas é bom estar preparado caso isso aconteça.

As referências devem ser pessoas que possam falar com suas habilidades e conquistas profissionais. Se você não tem muita experiência de trabalho ou não consegue identificar facilmente as pessoas para serem suas referências, pense em qualquer grupo ou atividade voluntária da qual tenha participado. Ex-professores ou líderes comunitários que podem abordar seu compromisso e ética de trabalho também são opções fortes. Não inclua membros da família e evite listar amigos.

Tópico relacionado: Como pedir a alguém para ser sua referência

Liste o nome, título, departamento, organização, número de telefone e endereço de e-mail. Inclua também uma frase curta sobre o relacionamento deles com você (por exemplo: relatei a Monica por dois anos em minha função como Sales Associate.)

Se você tiver tempo antes da entrevista, entre em contato com as pessoas da sua lista. Uma ligação, e-mail ou data do café é uma ótima oportunidade para perguntar a eles o que mais se destacou em trabalhar com você no passado, quais áreas eles buscam melhorar e quais conselhos dariam ao seu próximo gerente.

Imprima cinco cópias e guarde-as em uma pasta para que elas não se dobrem. Se você não pedir suas referências durante a entrevista, pode perguntar se elas são necessárias no final.

5. Balas ou fio dental

Traga com você itens de higiene pessoal para ajudar a manter uma ótima higiene bucal, tais como balas, chicletes, fio dental ou escova de dentes e creme dental. Com isso você se sentirá limpo e confiante.

6. Um saco, pasta ou carteira que contém todos os seus itens

Depois de as coisas que você precisa trazer tudo em ordem, você deve decidir como vai organizá-las. Escolha uma bolsa, maleta, bolsa de mensageiro ou carteira que pode conter tudo e pareça profissional. Mochilas são apropriadas para algumas configurações, mas não para outras. Use seu melhor julgamento com base na pesquisa da empresa que você fez e no que você sabe sobre sua cultura.

7. Instruções sobre como chegar à entrevista

Depois de toda a sua preparação cuidadosa, não deixe que um eventual atraso possa minar suas chances de conseguir o emprego. Planeja chegar ao local da entrevista com meia hora de antecedência no mínimo. Caso onde você resida não seja bem servido de tranposte público, sair com bastante antecedência irá assegurar que qualquer imprevisto não atrapalhae a sua chegada no horário. Chegar atrasado na primeira entrevista é realmente muito estressante. Se você estiver de automóvel, planeje bem seu trajeto, a fim de fugir de caminhos propensos a engarrafamentos. Se mesmo depois de todo esta preparação ocorrer algo realmente inesperado e você ainda estiver atrasado, avise o escritório ou o recrutador com quem está trabalhandos.

Leia agora:
Como Solicitar uma Referência
Como você lida com o Stresse?

Curta Nosso Facebook